Terapia Cognitivo-comportamental
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica focada no presente, que ajuda a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais, influenciando diretamente nas emoções e ações do indivíduo. Baseada em evidências científicas, a TCC se destaca pela sua eficácia no tratamento de uma ampla gama de transtornos psicológicos, especialmente transtornos de humor, como depressão e ansiedade.
Esta abordagem terapêutica é estruturada, direcionada e breve, envolvendo a colaboração ativa entre terapeuta e cliente. O objetivo é ensinar habilidades que o paciente pode aplicar em sua vida diária, promovendo autonomia e prevenindo recaídas. A TCC se baseia na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados, e que a mudança em um desses elementos pode levar a mudanças nos outros.
Durante as sessões, são utilizadas técnicas específicas para ajudar a reconhecer padrões de pensamento negativos ou irracionais, desafiá-los e substituí-los por outros mais realistas e funcionais. Assim, a TCC contribui para a melhoria do bem-estar emocional e comportamental, oferecendo ferramentas para o manejo eficaz das emoções e comportamentos.
Online: somente adultos e Presencial: crianças, adolescentes e adultos.
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica: A avaliação neuropsicológica é um exame detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais de uma pessoa, com o objetivo de identificar possíveis alterações relacionadas a disfunções cerebrais. Este processo é conduzido por um neuropsicólogo, que utiliza uma série de testes e instrumentos padronizados para avaliar diversas áreas do funcionamento cerebral, incluindo memória, atenção, funções executivas, linguagem, habilidades visuoespaciais, velocidade de processamento, entre outras. Tem como objetivo auxiliar o diagnóstico de crianças e adolescentes com atraso do desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem ou com problemas na socialização. É indicada também para auxiliar o diagnóstico de adultos com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento, humor ou da personalidade.
A avaliação neuropsicológica é personalizada, levando em consideração as queixas, histórico clínico e objetivos específicos de cada paciente. O resultado é um perfil detalhado do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, que auxilia na elaboração de estratégias de intervenção, reabilitação e suporte adequados para as necessidades individuais do paciente, visando melhorar sua qualidade de vida e promover maior independência e bem-estar.
-Presencial: Crianças, adolescentes e adultos.